Coluna Bastidores – 11/07/2023

avatar
4 Min leitura

E LÁ VAMOS NÓS…

Ontem, segunda-feira, o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) encaminhou para a Câmara Municipal, mais uma vez, em regime de urgência, o pedido para apreciação de três matérias. A primeira, que dispõe sobre o plano de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, a segunda sobre a estrutura organizacional do quadro de pessoal do DMAE e a terceira sobre o regime jurídico e o estatuto dos servidores públicos do município. O clima, que na última sexta-feira, 7, havia sido apaziguado, voltou a azedar.

REVOLUÇÃO DO ZAP

Rapidamente, o ofício começou a circular pelos grupos de WhatsApp dos servidores municipais. Com um pedido para os servidores compareçam à Câmara Municipal nesta terça-feira, às 15h. De acordo com a convocação, caso o regime de urgência seja aprovado, as matérias serão discutidas pelo legislativo sem o amplo conhecimento e debate com a categoria.

PRONUNCIAMENTO I

Às 19h também de ontem, o vereador e presidente da Câmara Douglas Souza (União Brasil), publicou um vídeo nas redes sociais comentando a retirada do projeto anterior e a apresentação de um novo em regime de urgência. “Quando o Executivo pede o regime de urgência nós temos até 45 dias para poder apreciar esse projeto”, disse. Ainda de acordo com ele, após uma reunião com vereadores da base, representantes do Executivo, servidores e assessores do Legislativo, foram feitos alguns apontamentos para mais estudos para que as matérias apresentadas sejam votadas. “Venho aqui tranquilizar a todos que esses projetos não serão votados nem amanhã (terça-feira) e nem em uma sessão extraordinária na próxima semana”, finalizou. Importante ressaltar que a Câmara Municipal terá 15 dias de recesso a partir da semana que vem.

PRONUNCIAMENTO II

Logo após a publicação do vídeo de Souza, foi a vez de Marieta se pronunciar nas redes sociais, suspendendo a assembleia de terça-feira em virtude da garantia do presidente da Câmara de que as matérias não serão votadas em regime de urgência e nem em sessão extraordinária.

ESTÓRIA PARA NINAR GENTE GRANDE

Reza a lenda que na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, o técnico Vicente Feola, em situação antológica, explicou na prancheta a tática para derrotar a seleção da antiga União Soviética: Nilton Santos lançaria a bola da esquerda do meio de campo para a direita do ataque nos pés de Garrincha, que driblaria três adversários e cruzaria para Mazola cabecear na grande área e fazer o gol. Com ingenuidade ou ironia, não se sabe, o nosso Mané Garrincha perguntou: “Seu Feola, o senhor já combinou com os russos?”.

FICA ENTÃO A PERGUNTA…

Será que Souza e Marieta combinaram com os russos?

E PELA SEGUNDA VEZ…

O prefeito joga no colo da Câmara um projeto polêmico.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Amanhã, dia 12 de julho, às 10h, nas dependências da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, será realizada uma audiência pública para discutir o tema “Fluxo de Transparência Hospitalares de Pacientes: Pactuações e Práticas do SUS Fácil”. O objetivo é analisar e debater o processo de transferências hospitalares de pacientes, em particular, as pactuações estabelecidas por essas transferências e a forma como o fluxo de pacientes ocorre na prática. O convite é assinado pelo deputado estadual Lucas Lasmar – membro das comissões de Saúde e de Constituição e Justiça. Resta saber se a secretaria municipal de Saúde, a Câmara Municipal, a Santa Casa de Poços e o Hospital Santa Lúcia enviarão representantes. Afinal, este é um tema que volta e meia vem à tona na cidade.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário