A semana passada foi marcada por ações educativas em saúde em diversos pontos de Poços realizadas pelos Agentes Comunitários de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde – ACS e contou com o auxílio de diversos parceiros.
As ações educativas em saúde são uma ferramenta de suporte ao acolhimento do paciente e acompanhantes, envolvendo-os nos processos de recuperação do bem-estar. Esse efeito pode ser observado mesmo fora dos muros das unidades de saúde ou instituições de educação, alcançando diversos espaços nas comunidades.
Na terça-feira, 11, os ACS’s e ACE’s estiveram presentes em uma ação realizada na Escola Municipal Vitalina Rossi, onde cerca de 50 crianças receberam informações de forma lúdicas e interativa, com uma linguagem adequada e com apresentação de imagens bem coloridas, para que elas pudessem aprender e ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças.
Já na quarta-feira, 12 a ação realizada pelos ACE’s e ACS’s e as equipes do PSF Pq. Esperança e Jd. Itamaraty II aconteceu no bairro Pq. Pinheiros.
Foram realizadas orientações sobre posse responsável de animais e o que é necessário para se ter um Pet dentro de casa, ressaltando a importância de amor, carinho, disposição e principalmente responsabilidade.
Além disso, foi ressaltada a importância da colaboração de toda a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das chamadas arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.
Na sexta-feira, 14, a ação realizada pela equipe na Rua Assis Figueiredo abordou adoção responsável de animais, além das orientações também foram distribuídos livros para as crianças e amostras grátis de ração para o público, mais de 200 pessoas passaram pelo local.
O secretário de Saúde, Thiago Mariano participou da ação nesta manhã e parabenizou a equipe. “Fiquei impressionado em ver os servidores trabalhando com sorriso no rosto mesmo com a chuva que caía, demonstraram motivação e vontade de fazer um bom trabalho. Ações como essa são de extrema importância para mobilizar a população sobre assuntos tão necessários nos dias atuais.”
O evento contou com a parceria da Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito, Grupamento Ambiental da Guarda Municipal, DEMUTRAN, AAPA – Clínica Veterinária, AnimalMed – Clínica Veterinária, Pet House – Clínica Veterinária e a Puc Minas.