Poços é uma das três melhores cidades em mobilidade no Prêmio Band

avatar
3 Min leitura

Poços de Caldas ficou entre as três melhores cidades brasileiras na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana no Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, esse ano concorrendo com Balneário Camboriú (SC) e Botucatu (SP). A cidade já tinha vencido o prêmio na etapa estadual.

“Foi por muito pouco que não conquistamos a primeira colocação. Me sinto muito satisfeito em colocar Poços de Caldas entre as três melhores cidades do país nesta categoria. Agora é trabalhar ainda mais para que em 2024 a gente possa conquistar a primeira colocação”, afirmou o prefeito Sérgio Azevedo logo após a cerimônia de premiação, que aconteceu na noite desta segunda, em Brasília. O prefeito esteve acompanhado pelo secretário municipal de Governo, Paulo Ney de Castro Jr.

O vencedor da categoria, município de Botucatu, interior de SP, conquistou o prêmio com diferença de menos de um décimo de Poços de Caldas. “Nossa cidade representou Minas Gerais e demonstrou o fruto de um grande trabalho, o que a levou a ser reconhecida nesta cerimônia que premia os melhores gestores do Brasil”, destacou o prefeito, reconhecendo o trabalho dos servidores que segundo ele, têm feito um grande trabalho em diversas frentes dentro do município.

Premiação

A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila e tem o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data, e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final.

A categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana na qual Poços se destacou é destinada a cidades de 100 a 500 mil habitantes e avaliou itens como condições habitacionais, infraestrutura urbana, acesso à rede de esgoto, abastecimento de água, tratamento do esgoto, acesso à banda larga fixa, deslocamento casa/trabalho em menos de 1 hora e coleta de lixo domiciliar.

As outras categorias do prêmio são: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico; e Ordem Pública.

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário