Coluna Bastidores – 26/05/2023

avatar
3 Min leitura

DIZ O DITADO…

que “a justiça tarda, mas não falha”. O adágio popular cabe bem no caso envolvendo a ação civil pública impetrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Eloisio do Carmo Lourenço (PSB), por conta de uma adesão a pregão realizado por outro município para a contratação da empresa Projeta Consultoria e Serviços Ltda, visando execução de serviços de arquitetura, engenharia e gerenciamento de obras em Poços de Caldas.

INSTÂNCIAS

Em primeira e segunda instâncias, a Justiça apontou que houve improbidade administrativa por parte do ex-prefeito durante sua gestão, mesmo com a ausência de dano ao erário ou prejuízo material ao patrimônio público, haja vista que a contratação da empresa acabou sendo suspensa, além de não ter ocorrido pagamento pelos serviços que seriam contratados.

FICHA LIMPA

O fato, evidentemente, foi explorado ao longo dos anos pelos adversários políticos de Eloisio, como forma de minar não apenas o seu mandato (2013-2016), como ainda sua tentativa de reeleição, em 2016, e posteriores candidaturas a deputado estadual (2018) e a prefeito (2020). Em 2020, inclusive, Eloisio só conseguiu a liberação na Justiça Eleitoral para sua candidatura na reta final da campanha, mas o estrago já estava feito. Agora, com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que é a última instância, Eloisio se livra de vez do processo e pode dizer que de fato é ficha limpa. Por sinal, mais limpa do que muitos que andam sonhando com a Casa Amarela no ano que vem.

ALDO

Além de Eloisio, vale ressaltar também que o ex-secretário de Planejamento, Aldo Foltz Hanser, outro alvo da ação civil por improbidade administrativa, também teve o recurso interposto acatado pelo STJ.

CENSO

O vereador Diney Lenon (PT) tem distribuído formulários digitais nas redes sociais onde pede que os interessados preencham um questionário com perguntas sobre demandas do bairro onde a pessoa mora, atuação de vereadores, avaliação sobre a rede municipal de saúde. O questionário pode ser respondido através deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScy_CBxNy41tYGsQZIn3tUYvAgxcuZTuje1eCj4GArbw_-9Rg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

ÁGUA NA CERVEJA

A cada notícia que sai na mídia sobre o avanço das obras da Heineken em Passos, mais aumenta a frustração sobre a perda da fábrica da cervejaria Estrella Galícia em Poços de Caldas. Um caso, diga-se de passagem, ainda muito nebuloso por conta das justificativas rasas que dão força para várias teorias da conspiração. Ou não.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário