Coluna Bastidores – 10/01/2023

avatar
4 Min leitura

IL SILENZIO

Tão logo foram reveladas as identidades dos moradores de Poços de Caldas envolvidos nos atos golpistas realizados em Brasília na tarde de domingo, 8, um silêncio sepulcral por parte de todos eles nas redes sociais passou a imperar. Elaine Hyppólito e João Wesley Campos de Oliveira tornaram privados seus respectivos perfis no Instagram. O perfil Patriotas Poços que diariamente fazia atualizações sobre o acampamento em frente ao Tiro de Guerra deixou de ser atualizado e agora também não segue mais seus 3 administradores. Fabiana Prado apagou a publicação com informações a respeito das duas vans que partiram da cidade da região rumo à Capital Federal. Guilherme Augusto Carvalho, por sua vez, apagou os vídeos que mostram a saída do ônibus – inclusive o que revela que o grupo portava máscaras anti gás lacrimogêneo.

FAMA

O perfil no Instagram Contragolpe Brasil busca identificar pessoas que participaram dos atos golpistas e que publicaram suas fotos nas redes durante a invasão dos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF. Elaine Hyppólito já teve sua imagem divulgada. Ontem, segunda-feira, 9, em uma reportagem do Jornal Nacional sobre o perfil, sua imagem foi divulgada. Já Alexandre Carmo pode ser visto no vídeo abaixo junto a um grupo de golpistas cercado pela polícia impedidos de embarcar em seus respectivos ônibus para voltar para casa. Enquanto o clima pesa, nos trechos finais do vídeo, Carmo toma um refrigerante tranquilamente.

DENÚNCIAS

O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou o e-mail [email protected] para receber informações sobre os golpistas que atacaram Brasília neste domingo. Ao longo do dia de ontem, era recebidos uma média de 11 e-mails por minuto com informações, fotos e vídeos das pessoas que saquearam as sedes dos Três Poderes.

NAS REDES II

Importante observar como o bolsonarismo conduziu o discurso sobre os ataques realizados no domingo. A narrativa inicial prega defesa dos envolvidos, enaltecendo as invasões e depredações e o apoio aos ataques contra a democracia. Ainda na noite do dia dos ataques, por volta das 20h30, houve uma mudança de narrativa por boa parte desse grupo.

NAS REDES II

Com isso, uma “contra narrativa” começou a ser difundida. Boa parcela dos bolsonaristas passou a criticar os golpistas e chegou até mesmo a difundir a falsa informação de que pessoas infiltradas teriam realizado a depredação e o ataque aos prédios dos Três Poderes. O secretário municipal de Comunicação Antônio Donizetti Albino, por exemplo, foi um dos que passou a difundir essa informação através do WhatsApp. Donizetti, por sinal, foi visto ontem, mais uma vez, dando expediente na secretaria de Serviços Públicos.

NAS REDES III

O empresário Silvio José Ferreira, que publicou em suas redes sociais em forma de crítica a foto de Alexandre Carmo em frente ao Congresso invadido, foi vítima de Fake News por um perfil no twitter autointitulado Agricultor que replicou a postagem e o acusou de ter financiado a ida do grupo de Poços de Caldas a Brasília. O tweet já foi apagado e as medidas cabíveis já foram tomadas.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário